19 julho 2016

HERÓIS DO OURO: Thiago Maia


Thiago Maia Alencar, para os torcedores santistas e conhecedores de futebol, apenas Thiago Maia. Natural de Boa Vista, Roraima, o volante de 19 anos, nascido em 13 de março de 1997, é uma das esperanças para conquistar o tão sonhado ouro olímpico, destacando-se por seus desarmes, toque de bola e também sua ótima saída para o jogo.

Após começar a jogar no Extremo Norte, chegou a ser rejeitado em um teste nas categorias de base do Corinthians, quase desistindo do sonho de ser jogador de futebol. Foi então que apareceu uma oportunidade no São Caetano, clube no qual ganhava cerca de R$70. No entanto, Thiago não conseguiu pagar os exames pedidos e ele deixou a agremiação do ABC Paulista, em uma época quando ainda atuava como meio campista responsável por armar e articular as jogadas.

Como já contou em entrevistas, quando chegou à capital paulista, Thiago Maia não tinha dinheiro nem mesmo para comprar um cachorro-quente, pois se comprasse, não teria verba suficiente para comprar a passagem e ir treinar no São Caetano. Além disso, também não tinha condições de alugar uma casa ou apartamento, com isso, ele e sua mãe foram morar em um motel.

Decidiu então fazer testes em outras escolinhas de futebol, atuou, por força das circunstâncias, como volante, e ganhou destaque, chamando a atenção do Santos, para onde foi aos 14 anos. No time alvinegro da Baixada, sempre foi considerado uma promessa e estreou entre os profissionais contra a Chapecoense, em duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminando empatada por 1x1, e Thiago Maia entrou no segundo tempo, no lugar de Serginho.

Em 2015, em meados do Brasileirão, o volante assumiu o posto de titular após lesão de Alison, e nunca mais largou. Com atuações destacadas, marcou seu primeiro gol na goleada por 5x2 diante do Avaí, na Vila Belmiro, aliando juventude e experiência com Renato. Teve seu nome ventilado em grandes clubes da Europa, porém renovou com o Santos até 2019, tendo faturado seu primeiro título como titular da equipe no Paulistão deste ano.

Pela Seleção Brasileira, Thiago Maia sempre esteve presente nas categorias de base, chegando a disputar a Copa do Mundo Sub-17, Sul-Americano Sub-17 e Sul-Americano Sub-20. Agora, ele está entre os convocados para buscar a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.