Borja fez o gol do título para os colombianos Foto: Reprodução/Twitter Conmebol |
O Atlético Nacional fez valer seu favoritismo por contar com a melhor campanha da Taça Libertadores da América e nesta quarta-feira (27), no estádio Atanasio Girardot, derrotou o Independiente Del Valle pelo placar de 1x0 e assegurou o título da competição pela segunda vez em sua história, sendo que a primeira havia sido em 1989.
Empurrado pela sua torcida, os colombianos começaram a partida pressionando e logo ao primeiro minuto, Miguel Borja recebeu ótimo lançamento de Guerra, invadiu a área e cara cara, acabou isolando o chute. No entanto, em sua segunda oportunidade não desperdiçou. Macnelly Torres cobrou falta para dentro da área, a bola pegou na trave e voltou para o atacante, que chutou cruzado, forte, estufando as redes.
À frente do marcador, o Atlético Nacional continuou pressionando, mas acabou falhando na pontaria, e quando acertava, parava em grandes defesas do goleiro Azcona. O Independiente Del Valle, por sua vez, tentava ligações diretas e não chegava com perigo à meta defendida por Armani, quando chegou, o artilheiro José Angulo isolou.
No segundo tempo, o primeiro lance já foi bastante polêmico, com os equatorianos reclamando de um pênalti do zagueiro Henríquez em Uchuari, que o árbitro mandou o jogo seguir. O Atlético Nacional continuava tendo as melhores oportunidades, não soube aproveitá-las, mesmo assim os colombianos puderam comemorar o segundo título da Libertadores, 1x0.