Depois de um mês de disputas, a final da Eurocopa acontecerá neste domingo (10), às 16h, no Stade de France, localizado em Saint-Denis, nos arredores de Paris. Na disputa pela tão desejada taça estarão França, anfitriã do torneio, e Portugal, considerado por muitos como uma grande zebra, pelo fato de não ter vencido um jogo sequer na fase de grupos e ter triunfado pela primeira vez apenas nas semifinais.
Como virou tradição, eu, Luiz Felipe Longo, proprietário do PÊNALTI FC, vou dar meu palpite para esta tão aguardada decisão entre franceses e portugueses, assim como também fiz previsões na fase de grupos, oitavas, quartas e semifinais (aproveitamento nesta etapa foi 100%).
França x Portugal
Começo falando pelos donos da casa, os franceses. Após começar a competição vencendo, mas tendo atuações fracas e abaixo das expectativas, a França foi crescendo na competição e passando por seus adversários, assim como os jogadores, exemplo de Griezmann, o qual chegou até a ficar no banco de reservas diante da Albânia, mas hoje é o artilheiro da Eurocopa, tendo marcado 6 gols, 5 deles após a fase de grupos.
Além do habilidoso camisa 7, os Bleus também contam com a segurança de Lloris embaixo das traves, o qual está muito bem na competição, tendo provado isso diante dos alemães, principalmente ao defender cabeçada à queima-roupa de Kimmich. Fora que não podemos nos esquecer do meio campista Payet, principal destaque na Eurocopa com a articulação de jogadas no meio campo e também o sempre talentoso Paul Pogba, que ainda não teve grandes atuações, mas é sempre uma aposta.
No entanto, apesar da segurança no gol, o mesmo não pode ser dito no setor defensivo. Rami começou jogando a competição ao lado de Koscielny, mas foi sacado por conta de suspensão pelo jovem Umtiti, o qual não largou mais o posto, porém eles não passam muita confiança. Os laterais, Sagna e Evra, apoiam bastante e não recompõe com a mesma qualidade, podendo os lados do campo serem explorado por Portugal.
Do outro lado estarão os portugueses, os quais conseguiram sua primeira vitória nesta Eurocopa apenas nas semifinais (sim, eles empataram todos os jogos da fase de grupos, oitavas e quartas de final), mas se mostram bastante animados com a possibilidade de conquistarem o primeiro título de sua história, tendo a possibilidade de vingar a perda em 2004, em Lisboa, para a modesta Grécia.
O principal fator no qual Portugal aposta atende pelo nome de Cristiano Ronaldo. O camisa 7 tem três gols no torneio e é o principal jogador da seleção, tentando realizar as jogadas e sendo o mais acionado entre os onze titulares. Além disso, o craque português sabe que comandar a conquista do caneco pode ser um diferencial para conquistar a Bola de Ouro de Melhor do Mundo em janeiro do ano que vem.
Também não se pode esquecer do jovem e talentoso Renato Sanches, o qual ganhou a titularidade ao longo da Eurocopa, e se mostrou um excelente jogador. No entanto, o conjunto português está longe de empolgar, com a lateral direita sendo o principal ponto fraco. Apesar de ter na defesa um ponto forte, as laterais seguem sendo uma "dor de cabeça", já que Raphael Guerreiro não é forte na marcação, enquanto Cédric tem tido atuações ruins.
APOSTA: Portugal