Corinthians conseguiu superar forte marcação do Peixe Foto: Reprodução Twitter - ESPN Brasil |
O Corinthians parece ter reencontrado o caminho dos bons resultados e nesta quarta-feira, 1, a equipe conseguiu superar a forte marcação do Santos no clássico, na Arena em Itaquera, triunfou pelo placar de 1x0 e acumulou sua terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro. O resultado levou o Timão aos 10 pontos, na terceira colocação. Já o time santista, por sua vez, tem sentido bastante as ausências de Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira, os dois primeiros na seleção e o último machucado. Com isso, somou apenas 4 pontos e está próximo da zona de rebaixamento.
Sabendo da força do rival dentro de casa, o técnico Dorival Junior escalou seu time no defensivo 4-4-1-1, que mais parecia um 4-6-0, sem atacantes, com Serginho fazendo a função de falso 9, enquanto o experiente Elano era o responsável por armar as jogadas. A intenção era clara: segurar o empate e jogar por única bola.
Curiosamente, a primeira boa oportunidade foi dos santistas. Logo aos 3 minutos, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Renato, que arriscou o chute. A bola pegou no braço de Giovanni Augusto e Walter se esticou todo para espalmar. Os jogadores santistas reclamaram bastante de pênalti, mas o árbitro os ignorou.
A resposta corintiana veio instantes mais tarde. Cristian arriscou de longe e Vanderlei defendeu em dois tempos. Depois, o goleiro do Santos brilhou em cabeçada do atacante Luciano no canto esquerdo, evitando a abertura do marcador.
Dentro de seus domínios, o Corinthians pressionava o rival, que congestionava o meio de campo e não deixava os comandados de Tite criar oportunidades claras de balançar as redes. Uendel reclamou de suposta penalidade de Victor Ferraz, mas, novamente, o árbitro mandou seguir.
No segundo tempo, as posturas continuavam as mesmas e aos 16 minutos, por muito pouco os corintianos não soltaram o grito de gol entalado na garganta. Após levantamento, David Braz tentou cortar e acabou furando. A bola se ofereceu para o zagueiro Vilson, que finalizou nas mãos de Vanderlei, desperdiçando ótima oportunidade.
O Corinthians tinha a posse de bola, rondava a área do Santos, porém não conseguia chegar com muito perigo. Até que aos 37 minutos, Lucca cobrou falta para dentro da área, a defesa não conseguiu cortar totalmente, Guilherme realizou duas tentativas até que a bola chegou para Giovanni Augusto bater na saída de Vanderlei, decretando o triunfo corintiano, 1x0.
Na próxima rodada, no sábado, 4, às 20h30, o Corinthians irá até o estado do Paraná encarar o Coritiba, no estádio Couto Pereira. O Santos, por sua vez, jogará um dia depois, às 11h, no estádio do Pacaembu, diante do Botafogo.