02 maio 2016

A arriscada e vitoriosa aposta em Claudio Ranieri



O Leicester vinha de uma temporada 2014/2015 bastante sufocante, tendo precisado de uma arrancada espetacular nas rodadas finais para escapar do rebaixamento no Campeonato Inglês. Então, a equipe resolve contratar um novo treinador o qual viria com o objetivo de levar a próxima edição da competição de uma maneira segura. É contratado Claudio Ranieri, técnico que fora demitido da fraca seleção da Grécia após apenas quatro jogos e uma campanha pífia nas Eliminatórias da Eurocopa, na qual teve derrota para a modesta Ilhas Faroe. Uma aposta bastante arriscada, mas que se tornou um trunfo enorme.

Ranieri possuía passagens por grandes clubes do futebol mundial, como Chelsea, Valencia, Atlético de Madrid, Juventus, Roma, Inter de Milão, mas sem conseguir resultados efetivos em nenhum deles. Por que seria no Leicester que ele faria sucesso? Desde o início, o comandante deixou claro que o objetivo era lutar contra o rebaixamento e fazer uma temporada segura. 

Aos poucos, ele foi mudando esse pensamento. Prometeu dar pizzas aos jogadores em um relato que emocionou aos amantes do futebol. Foi ganhando a confiança dos torcedores, atletas e diretoria, já que os resultados também passaram a vir e o improvável estava acontecendo, uma agremiação fadada ao descenso se consolidava na liderança de uma das ligas mais ricas e disputadas do planeta. O treinador soube como juntar um grupo de jogadores unidos, muitos deles no ostracismo de divisões inferior na Inglaterra, França e tantas outras ligas menores. 

Tamanha foi a humildade demonstrada por Claudio Ranieri durante toda a temporada, que o treinador poderia perder a festa do título do Leicester, que se concretizou após o empate por 2x2 entre Chelsea e Tottenham nesta segunda-feira. E sabe por que? O comandante estaria em um voo retornando da Itália após almoçar com sua mãe de 96 anos.

- Eu prometi que iria levar minha mãe de 96 anos para almoçar. Então amanhã estarei em um voo. Vou para a Itália agora e volto no horário da partida (Chelsea x Tottenham). Eu serei o último homem a saber o resultado. - comentou em tom de brincadeira Ranieri logo após o empate por 1x1 entre Leicester e Manchester United no domingo.

Agora, resta saber se os Foxes serão capazes de surpreender ainda mais o planeta, pois terão a disputa da UEFA Champions League pela frente, na qual poderão se encontrar com as maiores equipes do planeta, como Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, entre outras.