22 abril 2016

PÊNALTI FC acertou mais de 50% dos classificados na Libertadores


Antes de a Copa Libertadores da América ter início, resolvi brincar aqui no blog e dar alguns palpites à respeito daquelas equipes as quais acreditava serem as principais candidatas a avançarem à segunda fase da competição continental

Posso dizer que meu desempenho foi regular. Dos 16 times que conquistaram sua vaga e continuaram na competição, o PÊNALTI FC acertou  mais 50% deles, mais precisamente 56%, tendo obtido êxito em duas das chave ao acertar ambos os times e em outra não tendo acertado nenhum deles. Confira abaixo a situação de cada grupo, o meu palpite e o desfecho final dele.

Você pode conferir a postagem completa feita antes do início da competição continental, ao clicar AQUI.

Grupo 1: River Plate, The Strongest, Trujillanos e São Paulo
Palpite: River Plate e São Paulo
Avançaram: River Plate e São Paulo

Muitos haviam descartado o São Paulo, mas ele deu a volta por cima e conseguiu assegurar a classificação em duelo dramático na Bolívia. O River Plate, por sua vez, não teve maiores sustos e terminou na primeira posição. Em consequência disso, sobraram as duas agremiações as quais possuem maior tradição no torneio.

Grupo 2: Nacional-URU, Rosário Central, Palmeiras e River Plate-URU

Palpite: Rosário Central e Palmeiras

Avançaram: Nacional-URU e Rosário Central

Nessa chave já comecei errando quando disse que a Universidad de Chile passaria para os grupos e não o River Plate-URU. O Palmeiras fez uma campanha irregular, perdeu pontos preciosos em pleno Allianz Parque contra o Nacional-URU e isso custou muito caro. As duas vagas ficaram com as agremiações que acreditava que brigariam por uma delas apenas.

Grupo 3: Boca Juniors, Bolívar, Deportivo Cali e Racing

Palpite: Boca Juniors e Racing

Avançaram: Boca Junior e Racing

Assim como no grupo 1, este foi outro no qual acertei os dois classificados. Também sobraram aqueles times com maior tradição na competição continental. O Boca Juniors teve início bastante irregular, mas contou com a volta de sua torcida à La Bombonera e ficou em primeiro. O Racing, outra equipe de "camisa pesada", classificou-se de maneira mais dramática, segurando o Bolívar na altitude de La Paz. 

Grupo 4: Peñarol, Atlético Nacional, Sporting Cristal e Huracán

Palpite: Peñarol e Atlético Nacional

Avançaram: Atlético Nacional e Huracán

Assim como tem sido frequente, o Peñarol decepcionou e acabou sendo eliminado, derrubando meu palpite. Quem ficou com a vaga a qual eu havia atribuído aos uruguaios foi o Huracán, que superou o drama do acidente com o ônibus da delegação após o duelo na pré-Libertadores. O outro time que apontei a passar foi o Atlético Nacional-COL e ele não decepcionou, ficando com a maior campanha entre todas as agremiações da competição.

Grupo 5: Atlético-MG, Colo Colo, Melgar e Independiente Del Valle

Palpite: Atlético-MG e Colo Colo

Avançaram: Atlético-MG e Independiente Del Valle

Essa foi a chave que apostei com maior convicção e a que mais me "derrubou do cavalo". O Atlético-MG passou com sobras, em primeiro lugar, confirmando seu favoritismo no grupo. A grande decepção ficou por conta do Colo Colo, campeão do torneio em 1991, mas que perdeu sua vaga para o modesto Independiente Del Valle em partida dramática, na qual chegou a carimbar as traves equatorianas em três oportunidades.

Grupo 6: San Lorenzo, Grêmio, LDU e Toluca

Palpite: San Lorenzo e Grêmio

Avançaram: Toluca e Grêmio

Tido como o grupo da morte, havia apostado na tradição Brasil e Argentina. Errei feio ao não apostar no Toluca, muito por conta da incógnita que os times mexicanos são, tendo sido a equipe a qual terminou na primeira colocação com sobras. Em segundo lugar veio o Grêmio, salvando um de meus palpites. Os brasileiros, em certo momento, tiveram sua vaga ameaçada, mas a confirmaram com uma rodada de antecedência, quando o Toluca superou o San Lorenzo, que acabou sendo uma grande decepção, assim como a LDU.

Grupo 7: Olímpia, Emelec, Deportivo Táchira e Pumas

Palpite: Olímpia e Emelec

Avançaram: Pumas e Deportivo Táchira

Nesta chave meus palpites passaram longe, pois foi a única na qual não acertei nenhum dos times que se classificariam. Apostei naqueles que possuem tradição e experiência na Libertadores, casos de Olímpia, tricampeão, e Emelec, sempre presente nas edições do torneio. No entanto, quem passou foi o Deportivo Táchira e o Pumas, até com certa tranquilidade. 

Grupo 8: Corinthians, Cobresal, Cerro Porteño e Santa Fé

Palpite: Corinthians e Santa Fé

Avançaram: Corinthians e Cerro Porteño

Acertei na classificação do Corinthians, mas afirmei que não teria vida tão fácil, teve, passando com extrema tranquilidade na primeira colocação! Fiz a análise correta ao mencionar o poderio do Cerro Porteño no estádio Defensores del Chaco, onde os paraguaios venceram seus três jogos, sendo fator decisivo na sua classificação, já que o Independiente Santa Fé, minha aposta e atual campeão da Copa Sul-Americana, perdeu pontos preciosos em seus domínios.