26 março 2016

Brasil abre vantagem, mas com atuação desastrosa da defesa, cede empate ao Uruguai

Suárez voltou e infernizou a defesa brasileira.
Foto: Reprodução Facebook - Seleção Uruguaia 

O começo da Seleção Brasileira foi promissor. Chegou a abrir dois gols de vantagem, mas em atuação desastrosa da defesa, acabou cedendo o empate pelo placar de 2x2 com o Uruguai, nesta sexta-feira, na Arena Pernambuco, em duelo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O resultado deixa os brasileiros em terceiro com 8 pontos, a mesma pontuação de Paraguai e Argentina, mas com vantagem no saldo. Os uruguaios estão com 10 em segundo.

Se alguém chegou atrasado ao estádio ou ligou a televisão mais tarde, com certeza perdeu o primeiro gol brasileiro. Logo aos 40 segundos, Willian recebeu pelo lado direito, balançou na frente de Coates e cruzou para dentro da área. A bola passou por todo mundo, Victorino não conseguiu cortar e Douglas Costa apareceu na segunda trave para empurrar com a sola da chuteira, abrindo o placar. 

Minutos mais tarde, Neymar, provavelmente, fez alguns torcedores comemorarem um suposto gol. Ele recebeu levantamento, dominou no peito e finalizou. A redonda balançou as redes pelo, mas pelo lado de fora, levando muito perigo.

Aos 25, não teve jeito, e foi um golaço! Neymar dá ótimo passe para Renato Augusto, que corta o zagueiro Coates e cara a cara com Muslera, dá drible desconcertante no goleiro uruguaio e manda a bola pro fundo das redes, ampliando a vantagem brasileira. 

O grande problema foi levar o primeiro gol do Uruguai ainda na primeira etapa, apenas alguns instantes depois de o Brasil ter marcado o segundo. Álvaro Pereira realizou o cruzamento para a área, Carlos Sánchez deixou de cabeça para Cavani, completamente livre, emendar de primeira e recolocar a Celeste no jogo.

Na segunda etapa, um balde de água fria na Seleção Brasileira. Luis Suárez, retornando após a longa suspensão imposta pela FIFA por conta da mordida em Chiellini na Copa do Mundo, recebeu pelo lado esquerdo totalmente livre e finalizou cruzado, de canhota. Alisson chegou a tocar na bola, porém não evitou o empate uruguaio. 

Irreconhecível, o Brasil simplesmente não assustou o goleiro Muslera no tempo complementar e viu o Uruguai infernizar a defesa brasileira, que teve atuação desastrosa. David Luiz e Miranda mostraram-se bastante inseguros. O primeiro, inclusive, quase deu de "bandeja" o tento da virada charrua, quando tentou cortar e jogou, de cabeça, a bola para trás. Luis Suárez invadiu a área e bateu. Alisson operou um milagre ao defender com a perna, garantindo o empate, 2x2.

A partida foi bastante quente, com entradas ríspidas. Ao todo, foram quatro cartões amarelos, três deles para jogadores brasileiros. Entre eles, Neymar, bastante sumido na partida, apareceu ao dar solada em Álvaro González e receber a advertência, que o deixa de fora do duelo da próxima terça-feira, diante do Paraguai.