21 dezembro 2015

Irregularidade e equilíbrio marcam Campeonato Italiano


Nas últimas temporadas o Campeonato Italiano tem registrado amplo domínio da Juventus, que faturou as quatro edições anteriores da competição. No entanto, em 2015/2016, o torneio está sendo marcado pela irregularidade e pelo equilíbrio dos times, principalmente aqueles que disputam a liderança. São meros quatro pontos separando a primeira colocada, Inter de Milão com 36, para a quinta colocada, Roma com 32. 

Isso é reflexo da crise que assolou toda a economia italiana e também atingiu o futebol, culminando em mudanças de regras a respeito de estrangeiros, principalmente devido às fracas campanhas da seleção nacional nas copas de 2010 e 2014. O baixo investimento das equipes italianas provoca uma enorme disparidade no cenário europeu, uma vez que é muito difícil agremiações desse país conseguirem "bater de frente" com potências como Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique nas principais competições, como Liga dos Campeões e Liga Europa. Esse fraco desempenho nos torneios continentais fez a Itália perder uma das vagas que tinha diretamente para o maior torneio de clubes do mundo (Champions) para a Alemanha.

A Inter de Milão, comandada pelo treinador Roberto Mancini, aposta em um futebol bastante pragmático, baseado em resultados e não em "jogar bonito. Isso faz com que a agremiação seja o pior ataque dos cinco primeiros colocados, com apenas 23 gols marcados em 17 jogos, média de 1,35 por jogo. No entanto, é a melhor defesa com apenas 11 tentos sofridos.

Foto: Jovem Pan
O Napoli, segundo lugar, é bastante positivo no ataque, com 33 gols, mas acaba pecando no fato de ter cinco empates, o mesmo número da Roma. Fator positivo é que os napolitanos possuem apenas duas derrotas em toda a competição.

Em terceiro está a Fiorentina, surpreendendo a todos com uma campanha acima das expectativas medianas antes do início do torneio. É o ataque mais positivo dentre as cinco primeiras agremiações, tendo anotado 33 gols, média de quase dois por partida, porém ao lado da Juventus, é o time que mais perdeu, 4 vezes.

Talvez a equipe que viva o melhor momento atualmente, mas que peca pelo péssimo início de campeonato, quando figurou nas últimas colocações, a Juventus está em ascensão e já aparece como candidata ao título. São 7 vitórias consecutivas e equilíbrio total entre defesa e ataque, 28 marcados e 14 sofridos.

Foto: Yiabada
O quinto lugar está com a Roma, que vive ano bastante irregular. Classificou-se como o pior da fase de grupos da Liga dos Campeões entre os 16 melhores, estava há 40 dias sem vitórias e ainda está na parte de cima por conta de um bom início. Registra a pior defesa com 18 tentos vazados, mas um dos melhores ataques com 32 bolas nas redes do adversário.

Confira o desempenho dos 5 primeiros do Campeonato Italiano:

1) Inter de Milão
Jogos: 17
Vitórias: 11
Empates: 3
Derrotas: 3
Gols pró: 23
Gols contra: 11
Saldo: 12
Aproveitamento: 70%

2) Napoli
Jogos: 17
Vitórias: 10
Empates: 5
Derrotas: 2
Gols pró: 31
Gols contra: 18
Saldo: 13
Aproveitamento: 68%

3) Fiorentina
Jogos: 17
Vitórias: 11
Empates: 2
Derrotas: 4
Gols pró: 33
Gols contra: 15
Saldo: 18
Aproveitamento: 68%

4) Juventus
Jogos: 17
Vitórias: 10
Empates: 3
Derrotas: 4
Gols pró: 28
Gols contra: 14
Saldo: 14
Aproveitamento: 64%

5) Roma
Jogos: 17
Vitórias: 9
Empates: 5
Derrotas: 3
Gols pró: 32
Gols contra: 14
Saldo: 18
Aproveitamento: 62%