25 maio 2014

O grande erro de Diego Simeone


         O Atlético de Madrid fez uma temporada espetacular. Faturou o Campeonato Espanhol desbancando os poderosos Real Madrid e Barcelona em uma competição de pontos corridos, além de eliminar clubes como Porto, Milan, Barcelona e Chelsea na Liga dos Campeões. No entanto, poderia ter sido ainda melhor, se os Colchoneros tivessem vencido o maior rival da cidade na decisão da competição europeia.
          Diego Simeone se demonstrou um treinador brilhante, armou o Atlético com a melhor defesa da Europa nesta temporada formada por Mirando e pelo uruguaio Godín. Fez seus jogadores darem o máximo em todas as partidas, mas justamente na grande decisão da Champions, ele cometeu um erro grave, e eu explico qual foi e o motivo.
         Escalar Diego Costa era no mínimo perigoso. O jornal espanhol "As" noticiou que a placenta de égua utilizada no tratamento que o jogador realizou na Sérvia poderia ser doping. Mesmo assim, Simeone bancou e escalou o atacante. Erro cruel!
          Logo aos 8 minutos de jogo, Diego Costa teve de ser substituído por Adrián. Isso só mostrou que o atacante brasileiro naturalizado espanhol não estava totalmente recuperado e entrou no sacrifício. Com isso, o grande erro de "Cholo" Simeone foi escalá-lo, e consequentemente "queimar" uma alteração em um jogo tão importante de maneira tão precoce.
          A alteração logo no início poderia ter dado um novo rumo à partida. Adrián, substituto do camisa 19, pouco produziu durante os 90 minutos. A substituição poderia ter sido feita nos minutos finais, quando Simeone teria a opção de colocar o brasileiro Diego, que poderia cadenciar e prender mais as jogadas. Ou então, poderia ter dado uma chance ao uruguaio Cristian Rodriguez. Até o volante Mario Suarez poderia ter sido posto para reforçar a marcação.
         Obviamente não pode-se culpar ao treinador Diego Simeone, que mesmo com um elenco limitado, sem maiores peças de reposição, fez o Atlético de Madrid uma grande potência do continente europeu nesta temporada.