O fim do ano está chegando e com ele damos início à nossa Retrospectiva 2013, do que melhor aconteceu no mundo do futebol neste ano. Comecemos pela Copa São Paulo de Futebol Junior, que teve ampla cobertura do PÊNALTI FC e terminou com o título conquistado pelos garotos do Santos.
O Santos estava no Grupo V, sediado na cidade de Jaguariúna, ao lado do São Mateus, do Espírito Santos, do Remo, do Pará, e também do Corinthians de Alagoas. O clube paulista somou 7 pontos na primeira fase, com duas vitórias e um empate.
Na primeira partida, diante do Remo, vitória tranquila por 3x0, com gols do zagueiro Jubal, do meia Léo Cittadini e do atacante Stéfano Yuri. No segundo jogo, vitória magra, 1x0, diante do São Mateus, novamente gol de Stéfano Yuri. No último confronto da fase inicial, empate sem graça por 0x0 com o Corinthians de Alagoas.
Veio a segunda fase, e com ela, o Náutico, de Pernambuco. Com certeza foi o jogo mais tranquilo, vitória pelo placar de 5x1. Os pernambucanos até assustaram com Izaldo, que abriu o placar. No entanto, Stéfano Yuri, Giva (duas vezes), Léo Cittadini e Pedro Castro classificaram os comandados por Claudinei Oliveira para as oitavas de final.
Nas oitavas de final, brilhou a estrela do goleiro Gabriel Gasparotto, que após um empate pelo placar de 1x1 no tempo normal, onde Léo Cittadini e Jubal contra marcaram, defendeu uma penalidade máxima e levou o Santos às quartas de final.
Na fase seguinte, mais uma vitória nas penalidades máximas, e mais uma vez brilhou o goleiro Gabriel Gasparotto. O tempo normal foi 1x1, onde Giva marcou para o Peixe e Caio fez para o Audax. Nas cobranças, o arqueiro santista pegou duas cobranças e levou o time da Baixada às semifinais.
Um clássico marcou as semifinais, Santos e Palmeiras, onde o jovem atacante Neilton despontou para o olhar do mundo. O jogador marcou três gols, "deitou e rolou" na defesa alviverde e comandou o Santos rumo a mais uma decisão.
Na grande final, o Goiás, e vitória pelo placar de 3x1, faturando o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior. Aos 35 minutos, Pedro Castro cobrou pênalti e abriu o placar para o Santos. Minutos depois, a zaga goiana deu bobeira, Neilton tomou e bateu na saída do goleiro, ampliando a vantagem santista. O time do Centro-Oeste até descontou com Arthur, mas viu Giva marcar e selar o título para o alvinegro. Consagrando o técnico Claudinei Oliveira, que depois tornaria-se treinador do time profissional e também vários garotos, que também teriam suas chances no time de cima.