13 outubro 2013

Venezuela, a sua hora vai chegar!



        A Venezuela é o único país da América do Sul que nunca esteve presente em nenhuma edição da Copa do Mundo. Em 2014, a história não será diferente. Mesmo com uma campanha além das expectativas, os venezuelanos não conseguiram a vaga para o torneio. Mas, por quê devemos acreditar que em breve a Venezuela estará na copa?
        O futebol venezuelano vem crescendo bastante de produção. Na Copa América de 2011, realizada na Argentina, a equipe "Vinho Tinto" como é carinhosamente chamada, ficou com uma surpreendente quarta posição. Isso se deve ao treinador César Farias, de 40 anos, que mudou as caras do futebol na Venezuela, levando o esporte a uma popularidade nunca antes vista.
        Na atual edição das Eliminatórias, a Venezuela já fez todos seus 16 jogos, somando incríveis 20 pontos, que lhe renderam uma bela sexta posição, mas que não dá vaga sequer na repescagem mundial. Ao todo, foram 14 gols marcados e 20 gols sofridos, com um aproveitamento de aproximadamente 41%. Além disso, a equipe conseguiu derrotar a Argentina por 1x0, sendo esta a única derrota de nossos "hermanos".
         Em anos anteriores, a Venezuela teria sido completamente "esmagada" pelos argentinos, ou também pelo Uruguai, o qual os venezuelanos conseguiram empatar por 1x1 em Montevidéu. Este sucesso repentino se deve a César Farias, que adotou um esquema mais ofensivo na seleção venezuelana. Destaque para os jogadores Miku Fedor do Al-Gharafa, Amorebieta do Fulham, Rondón do Rubin Kazam, e também Arango do Borussia Mönchegladbach, sendo este o atleta mais experiente da equipe.
         Com o recente desempenho da seleção da Venezuela, é difícil imaginar que a equipe não conquiste uma vaga no máximo até a Copa de 2026.