01 julho 2016

HERÓIS DO OURO: Fernando Prass


Mais experiente desse grupo da Seleção, Fernando Prass, 37 anos, chega para agregar experiência e talento. Em grande fase enquanto defende as cores do Palmeiras, o goleiro foi chamado pela primeira vez e, de cara, já disputará as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Nascido em 9 de julho de 1978, no município de Viamão, no Rio de Grande do Sul, Prass sempre se destacou por sua estatura, atualmente possui 1,91m, e logo aos 11 anos começou a jogar pelo Grêmio, no qual permaneceu até 1999. Sem ter chances no Tricolor, transferiu-se para a Francana, na época comandada por investidores, mas que depois de um tempo sofreu até com a falta de uniformes e alimentos. 

Ao sair do interior de São Paulo, ganhou destaque defendendo as cores do Vila Nova, de Goiânia, chamando a atenção do Coritiba, por quem foi contratado e permaneceu até 2005, disputando 186 partidas e se destacando por excelentes defesas, transferindo-se para o modesto União Leiria, de Portugal, clube pelo qual atuou entre 2005 e 2008, tornando-se ídolo após a saída do então goleiro Helton. 

Retornou ao Brasil em 2009 ao assinar contrato com o Vasco. No clube carioca, tornou-se ídolo rapidamente, conquistando a torcida com defesas espetaculares e boas atuações, tendo faturado a Copa do Brasil 2011, ano no qual foi eleito o melhor goleiro do país no prêmio "Bola de Prata" da revista Placar em parceria com a ESPN. Antes, em 2009, ajudou o cruz-maltino a voltar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro com o título da Série B.

Mesmo tendo se tornado um ícone do time do Rio de Janeiro, Fernando Prass rescindiu seu contrato no fim de 2012 após atrasos de salário. Naquele mesmo ano, acertou sua ida para o Palmeiras, onde faria história.

O Verdão estava órfão de um ídolo após Marcos se aposentar e não havia encontrado um substituto à altura. Fernando Prass aos poucos foi ganhando a confiança da exigente torcida palmeirense, sendo um dos líderes na caminhada de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.

Ficou profundamente marcado ao defender duas cobranças de pênalti em plena Arena Corinthians no Campeonato Paulista 2015, quando chegou a ser chamado de "São Prass". Foi beatificado pela torcida do Verdão no final do ano passado, quando a equipe conquistou a Copa do Brasil em cima do Santos na disputa por pênalti, com o goleiro sendo o responsável pela última e decisiva cobrança. 

Prass é um dos jogadores acima de 23 anos convocado para as Olimpíadas, ao lado do badalado Neymar e de Douglas Costa, ambos atuando no continente europeu, em equipes do primeiro escalão. O goleiro chega para ser o grande líder deste time de garotos em busca da inédita medalha de ouro.