Luis Suárez nasceu em Salto, no ano de 1987. Destacou-se pelo Nacional de Montevidéu, e rapidamente foi vendido para o Groningen, da Holanda. Suas boas atuações renderam uma transferência de 7,5 milhões de euros para o tradicional Ajax. Em um dos principais clubes dos Países Baixos, o uruguaio anotou incríveis 81 gols em 110 jogos, ganhando rapidamente fama na Europa, e transferindo-se para o Liverpool, onde comanda a equipe atualmente.
Pela Seleção do Uruguai, Suárez é um dos principais nomes, ao lado de Cavani e Diego Forlán. Foi personagem marcante na Copa do Mundo de 2010, principalmente nas quartas de final, ao "defender" com as mãos cabeçada de Asamoah Gyan, que acarretou na expulsão do uruguaio, mas que classificou a Celeste pela perda do pênalti de Gana. O camisa 9 comandou seu time na conquista da Copa América em 2011, sendo um dos artilheiros do torneio.
No entanto, nem tudo são maravilhas na vida deste craque do futebol mundial. Ao longo de sua carreira, Luis Suárez acumulou inúmeras polêmicas dentro e fora de campo. Quando ainda jogava no Ajax, se estranhou com o companheiro Luque, e os dois trocaram agressões. O uruguaio chegou a morder o sérvio Ivanovic do Chelsea, durante uma partida, sempre está envolvido em lances que os adversários consideram como encenações.
Apesar de todas essas polêmicas, a maior delas aconteceu outubro de 2011, quando Luis Suárez foi acusado de racismo contra o francês Evra, do Manchester United. Na ocasião, o uruguaio pegou oito jogos de suspensão e ainda teve de pagar multa de 40 mil libras. Dois meses depois, os dois jogadores se reencontraram, e no tradicional "aperto de mãos" antes dos jogos, o sul-americano recusou-se a cumprimentar o europeu.
O certo é que podemos esperar muito de Luis Suárez, que terá como principal missão, levar o Uruguai ao tricampeonato da Copa do Mundo, justamente no palco da última conquista de nossos vizinhos sul-americanos.