
Pela primeira vez na história do torneio, dois times da Alemanha se enfrentarão na grande decisão da Liga dos Campeões. Borussia Dortmund e Bayern de Munique duelarão no estádio Wembley, em Londres, no próximo dia 25.
Esta será a quarta vez que dois times de um mesmo país se enfrentarão na finalíssima do maior torneio de clubes da Europa. Na temporada 1999/2000, o Real Madrid bateu o Valencia por 3x0. Alguns anos depois, na edição 2002/2003, o Milan derrotou a Juventus nas penalidades máximas. Depois, em 2007/2008, o Manchester United levou a melhor sobre o Chelsea também nos pênaltis.
O Borussia Dortmund estava no grupo D da competição, considerado "da morte". No primeiro jogo, na Alemanha, os auri negros derrotaram o Ajax por 1x0, gol do matador Lewandowski. Na segunda partida, um empate por 1x1 com o Manchester City, na Inglaterra. Balotelli deixou o seu para os ingleses, enquanto Reus marcou para os alemães. Na terceira rodada, em casa, o Borussia bateu o poderoso Real Madrid por 2x1, gols de Lewandowski e Schmelzer. Cristiano Ronaldo descontou para os espanhóis. No Santiago Bernabéu, os alemães venciam até os minutos finais por 2x1, gols de Reus e Arbeloa contra, Pepe tinha marcado para o Real, quando Özil empatou, 2x2. Na penúltima rodada, goleada por 4x1 diante do Ajax, dois gols de Lewandowski e outros de Reus e Götze, com Hoesen descontando para os holandeses. No último jogo, na Alemanha, o Borussia Dortmund bateu o Manchester City pelo placar de 1x0, gol de Schieber. Assim, os alemães terminaram na liderança do grupo, com 14 pontos, e um aproveitamento de quase 78%.
Na segunda fase, o Borussia pegou o Shakhtar nas oitavas de final. No primeiro jogo na Ucrânia, Srna e Douglas Costa marcaram para os donos da casa, mas Lewandowski e Hummels fizeram para os alemães e empataram, 2x2. No entanto, na partida de volta, só deu a equipe de Dortmund, 3x0, gols de Felipe Santana, Götze e Blaszczykowski marcaram. Pelas quartas de final, um duelo dramático com O Málaga. No primeiro jogo, os goleiros brilharam e o empate sem gols persistiu. Na partida de volta, na Alemanha, Joaquín abriu o placar para os espanhóis. Lewandowski empatou. O português Eliseu colocou o Málaga novamente na frente. Mas, em minutos, de forma sensacional, Reus e Felipe Santana classificaram os alemães para as semifinais. Nas semifinais, nova batalha. Em Dortmund, o Borussia sobrou, e com um show de Lewandowski, goleou o Real Madrid por 4x1. CR7 descontou. Em Madrid, Sérgio Ramos e Benzema fizeram os gols da vitória dos merengues, mas que foi insuficiente. Borussia na final.
O Bayern de Munique estava no grupo F, e estreou diante do Valencia, em casa. Vitória por 2x1, gols de Schweinsteiger e Kroos, enquanto Valdez diminuiu. Na rodada seguinte, os alemãs acabaram surpreendidos e perderam para o BATE Borisov por 3x1, com Pavlov, Rodinov e Renan Bressan marcando para o time da Bielorrússia. Ribery marcou para os alemães. O Bayern conseguiu se recuperar, bateu o Lille por 1x0, gol de Müller. Depois, massacre para cima dos franceses, 6x1, gols de Schweinsteiger, Robben, Kroos e três de Pizarro. Kalou fez o gol de honra do Lille. No jogo seguinte, empate por 1x1 com o Valencia, Feghoulli marcou para os espanhóis e Müller fez o tento dos bávaros. Na último rodada, goleada pra cima da "zebra", BATE, 4x1, gols feitos por Mario Gomez, Shaqiri, Müller e Alaba, enquanto Fillippenko descontou. O Bayern de Munique terminou na primeira posição com 13 pontos, e aproximadamente 72% de aproveitamento.
Na fase final, um duelo de fortes emoções com o Arsenal nas oitavas. No primeiro jogo, vitória fácil em Londres, 3x1, gols de Müller, Mandzukic e Kroos. Podolsky marcou o gol de honra dos Gunners. Na Allianz Arena, os ingleses surpreenderam, venceram pro 2x0, gols de Giroud e Koscielny, mas classificação bávara. Pelas quartas de final, dois jogos tranquilos diante da Juventus, triunfando por 2x0 em ambas as partidas. Na primeira, gols de Alaba e Müller. Na segunda, Mandzukic e Pizarro marcaram. Nas semifinais, duelos fáceis contra o poderoso Barcelona. Na Alemanha, 4x0, tentos anotados por Mario Gomez, Schweinsteiger e Thomas Müller duas vezes. No Camp Nou, Robben, Müller e um gol contra de Piqué garantiram o Bayern na final.
A tão aguardada final acontecerá no lendário estádio Wembley, em Londres, no próximo dia 25. Será o Borussia Dortmund, comandado por Lewandowski e Reus, contra o temido Bayern de Munique, de Robben, Schweinsteiger, Müller e companhia. Quem sairá vencedor?