01 maio 2013

Pela primeira vez, final alemã na Liga dos Campeões



        Pela primeira vez na história do torneio, dois times da Alemanha se enfrentarão na grande decisão da Liga dos Campeões. Borussia Dortmund e Bayern de Munique duelarão no estádio Wembley, em Londres, no próximo dia 25.
         Esta será a quarta vez que dois times de um mesmo país se enfrentarão na finalíssima do maior torneio de clubes da Europa. Na temporada 1999/2000, o Real Madrid bateu o Valencia por 3x0. Alguns anos depois, na edição 2002/2003, o Milan derrotou a Juventus nas penalidades máximas. Depois, em 2007/2008, o Manchester United levou a melhor sobre o Chelsea também nos pênaltis.
Bayern humilha o Barcelona no Camp Nou: 3x0 Foto:          O Borussia Dortmund estava no grupo D da competição, considerado "da morte". No primeiro jogo, na Alemanha, os auri negros derrotaram o Ajax por 1x0, gol do matador Lewandowski. Na segunda partida, um empate por 1x1 com o Manchester City, na Inglaterra. Balotelli deixou o seu para os ingleses, enquanto Reus marcou para os alemães. Na terceira rodada, em casa, o Borussia bateu o poderoso Real Madrid por 2x1, gols de Lewandowski e Schmelzer. Cristiano Ronaldo descontou para os espanhóis. No Santiago Bernabéu, os alemães venciam até os minutos finais por 2x1, gols de Reus e Arbeloa contra, Pepe tinha marcado para o Real, quando Özil empatou, 2x2. Na penúltima rodada, goleada por 4x1 diante do Ajax, dois gols de Lewandowski e outros de Reus e Götze, com Hoesen descontando para os holandeses. No último jogo, na Alemanha, o Borussia Dortmund bateu o Manchester City pelo placar de 1x0, gol de Schieber. Assim, os alemães terminaram na liderança do grupo, com 14 pontos, e um aproveitamento de quase 78%.
          Na segunda fase, o Borussia pegou o Shakhtar nas oitavas de final. No primeiro jogo na Ucrânia, Srna e Douglas Costa marcaram para os donos da casa, mas Lewandowski e Hummels fizeram para os alemães e empataram, 2x2. No entanto, na partida de volta, só deu a equipe de Dortmund, 3x0, gols de Felipe Santana, Götze e Blaszczykowski marcaram. Pelas quartas de final, um duelo dramático com O Málaga. No primeiro jogo, os goleiros brilharam e o empate sem gols persistiu. Na partida de volta, na Alemanha, Joaquín abriu o placar para os espanhóis. Lewandowski empatou. O português Eliseu colocou o Málaga novamente na frente. Mas, em minutos, de forma sensacional, Reus e Felipe Santana classificaram os alemães para as semifinais. Nas semifinais, nova batalha. Em Dortmund, o Borussia sobrou, e com um show de Lewandowski, goleou o Real Madrid por 4x1. CR7 descontou. Em Madrid, Sérgio Ramos e Benzema fizeram os gols da vitória dos merengues, mas que foi insuficiente. Borussia na final.
          O Bayern de Munique estava no grupo F, e estreou diante do Valencia, em casa. Vitória por 2x1, gols de Schweinsteiger e Kroos, enquanto Valdez diminuiu. Na rodada seguinte, os alemãs acabaram surpreendidos e perderam para o BATE Borisov por 3x1, com Pavlov, Rodinov e Renan Bressan marcando para o time da Bielorrússia. Ribery marcou para os alemães. O Bayern conseguiu se recuperar, bateu o Lille por 1x0, gol de Müller. Depois, massacre para cima dos franceses, 6x1, gols de Schweinsteiger, Robben, Kroos e três de Pizarro. Kalou fez o gol de honra do Lille. No jogo seguinte, empate por 1x1 com o Valencia, Feghoulli marcou para os espanhóis e Müller fez o tento dos bávaros. Na último rodada, goleada pra cima da "zebra", BATE, 4x1, gols feitos por Mario Gomez, Shaqiri, Müller e Alaba, enquanto Fillippenko descontou. O Bayern de Munique terminou na primeira posição com 13 pontos, e aproximadamente 72% de aproveitamento.
          Na fase final, um duelo de fortes emoções com o Arsenal nas oitavas. No primeiro jogo, vitória fácil em Londres, 3x1, gols de Müller, Mandzukic e Kroos. Podolsky marcou o gol de honra dos Gunners. Na Allianz Arena, os ingleses surpreenderam, venceram pro 2x0, gols de Giroud e Koscielny, mas classificação bávara. Pelas quartas de final, dois jogos tranquilos diante da Juventus, triunfando por 2x0 em ambas as partidas. Na primeira, gols de Alaba e Müller. Na segunda, Mandzukic e Pizarro marcaram. Nas semifinais, duelos fáceis contra o poderoso Barcelona. Na Alemanha, 4x0, tentos anotados por Mario Gomez, Schweinsteiger e Thomas Müller duas vezes. No Camp Nou, Robben, Müller e um gol contra de Piqué garantiram o Bayern na final.
           A tão aguardada final acontecerá no lendário estádio Wembley, em Londres, no próximo dia 25. Será o Borussia Dortmund, comandado por Lewandowski e Reus, contra o temido Bayern de Munique, de Robben, Schweinsteiger, Müller e companhia. Quem sairá vencedor?